Você está aqui: Página Inicial / Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo)

Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo)

O Sistema de Bibliotecas da UFSCar, composto pelas Bibliotecas dos campi São Carlos, Sorocaba, Araras e Lagoa do Sino, tem um acervo total de 254.645 livros, sendo que 222.125 livros, referentes a 139.820 títulos, pertencem à Bco. de São Carlos. Deste total, 24.316 títulos são de Ciências Sociais Aplicadas, 45.138 de Ciências Humanas e 33.938 de Linguística, Letras e Artes.
Compõem também o acervo disponível na Bco. 4.188 títulos de periódicos, sendo 583 de Ciências Sociais Aplicadas, 956 de Ciências Humanas e 210 de Linguística, Letras e Artes.

Além disso, há 4.832 títulos da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Neste ponto específico, a Biblioteca Comunitária da UFSCar constitui um parâmetro relevante, não só por dispor de um acervo com milhares de livros mas também por permitir o acesso online a diversas bases de dados e portais, tais como: Periódicos CAPES, Portal Domínio Público do MEC, Catálogo Coletivo Nacional, Comut, Cambridge Books online, WEB of Science, Anthosource, Newspaperdirect, Atheneu, Wiley, Uptodate, Science direct. Vale ainda observar que a Biblioteca Comunitária da UFSCar oferece cursos sobre o funcionamento e acessibilidade dos Portais e outros sistemas de pesquisa online, que podem ser agendados individualmente por alunos de graduação e da pós-graduação.

O PPGIS, visando o aprimoramento do acervo audiovisual da BCo., tem regularmente indicado à Direção da Biblioteca títulos a serem adquiridos. Tal ação evita que os novos DVDs reproduzam o acervo já existente no Laboratório de Estudos Audiovisuais e, ao mesmo tempo, supre necessidades específicas das pesquisas em desenvolvimento pelos docentes e discentes do programa.

Em 2014, a BCo efetuou uma importante aquisição que irá enriquecer significativamente sua coleção. Contando com a intermediação de professores do PPGIS, o pesquisador José Inácio de Melo Souza doou à BCo sua biblioteca particular de cinema. Entre livros, catálogos e revistas, que perfazem um total de quase 600 títulos, estão incluídas publicações estrangeiras, obras de referência e títulos raros. O acervo volta-se sobre tudo para cinema brasileiro e história do cinema, mas contempla outros campos, como por exemplo, livros de literatura cujas histórias geraram adaptações cinematográficas. Este material começou a ser incorporado pela BCo em 2014, devendo ser disponibilizado para os usuários ao longo de 2015.Os 160 DVDs constantes no acervo serão depositados no Laboratório de Estudos Audiovisuais, para consulta e pesquisa por parte de docentes e alunos.