Você está aqui: Página Inicial / Bolsas

Bolsas

1. Disponibilidade de Bolsas

Em geral há duas modalidades de Bolsas de Estudos na Pós-Graduação: bolsas institucionais e bolsas vinculadas a Projetos de Pesquisa. As bolsas institucionais são fornecidas diretamente ao Programa de Pós-Graduação pelas agências de fomento, como CAPES e CNPq. Já as bolsas de Projetos de Pesquisa são aquelas provenientes de projetos de pesquisas individuais ou coletivos de professores credenciados no Programa, ou seja, dependem da iniciativa de cada professor (ou conjunto de professores) que submetem estes projetos a agências de fomento, tais como CAPES, FINEP, CNPq e FAPESP, numa ação mais individual juntamente com o possível orientado.

Por sua vez, as bolsas institucionais serão concedidas em função da classificação do candidato no processo seletivo anual, conforme procedimentos/critérios explanados a seguir.

 

2. Da Concessão

As bolsas institucionais poderão ser concedidas aos candidatos aprovados no Processo Seletivo sendo que a concessão de bolsa CAPES-DS (institucionais) respeitará a ordem de classificação neste, de acordo com os seguintes critérios/procedimentos: para cada bolsa disponível, seja por quota ou oriunda de outro aluno que defendeu ou teve seu prazo de bolsa esgotado, o programa, seguindo a ordem de classificação no processo seletivo, irá disponibilizar a mesma para a última turma de entrantes nos cursos de mestrado.

Para recebimento da bolsa, o aluno deverá ter conta corrente em agências do Banco do Brasil. Não pode ser conta conjunta ou conta poupança, sendo a mesma de titularidade do bolsista.

Ao ser comunicado do recebimento da bolsa o aluno deve preencher e assinar o termo de compromisso.

No caso de comprovado desrespeito às condições estabelecidas na portaria conjunta CAPES/CNPq, o aluno bolsista será obrigado a devolver à CAPES ou ao CNPq os valores recebidos a título de bolsa, corrigidos segundo a legislação vigente.

Os documentos pertinentes à concessão de bolsas institucionais podem ser acessados a seguir: