Você está aqui: Página Inicial / Defesa da Dissertação

Defesa da Dissertação

De acordo com o Regimento Interno do PPGIS (Art. 27 – § 1), o prazo máximo para os alunos realizarem o Exame de Defesa é de 24 meses a contar da data inicial de matrícula. Aos alunos que não tenham usufruído de bolsa por período superior a seis meses, excepcionalmente pode ser concedido o prazo de mais um semestre para a Defesa, a critério da CPG.

 

Procedimentos para o Exame de Defesa

1. O orientador deverá preencher e assinar o formulário "Solicitação de Exame de Defesa" e "Anexo 1 - Participante Externo" e enviar para o e-mail do PPGIS com antecedência de 30 dias corridos da realização do exame;

2. O aluno deverá enviar os exemplares impressos ou eletrônicos aos membros da banca;

3. O aluno deverá, também, enviar ao e-mail do PPGIS uma versão em PDF da dissertação.

Obs: Tendo em vista que a pandemia do COVID-19 obrigou o isolamento social de todos, a CAPES e a ProPG-UFSCar deliberaram por permitir que os Exames de Defesa ocorram com a participação de todos os membros à distância por meio de ferramentas virtuais de videoconferência. A responsabilidade por providenciar a melhor plataforma a ser utilizada (Skype, Whereby, Google Meet ou outra) será única e exclusivamente do/a orientador/a.

 

DOCUMENTOS

Regimento para a realização do Exame de Defesa (.pdf)

- Procedimentos para solicitação do Exame de Defesa durante a pandemia do Covid-19 (.pdf)

- Solicitação de Exame de Defesa durante a pandemia do Covid-19 (.doc)

 

Todos os depósitos de dissertações defendidas na UFSCar devem respeitar o processo descrito a seguir:

1. Após a realização e aprovação na defesa, o(a) aluno(a) deverá fazer as correções necessárias indicadas pela banca, inserir a folha de aprovação e enviar a versão final da dissertação para o(a) orientador(a). A folha de aprovação deverá ser solicitada para a Secretaria do PPGIS pelo e-mail: ppgis@ufscar.br. A folha de aprovação deve ser inserida entre a folha de rosto e a dedicatória.

2. O(A) orientador(a) verifica a integridade da versão recebida, com as correções incorporadas, assina a Carta Comprovante de versão final e envia ao(a) aluno(a).

3. O(A) aluno(a) realiza o autoarquivamento inserindo no Repositório Institucional (RI) da UFSCar a versão final da dissertação e a Carta Comprovante assinada pelo(a) orientador(a) confirmando, por meio de mensagem no RI, que depositou a versão final e que autoriza a divulgação. Acesse aqui o manual para o autoarquivamento no RI UFSCar.
Para fazer login no RI UFSCar, o(a) aluno(a) precisa saber seu Número UFSCar e sua senha. Caso não saiba qual o seu Número UFSCar, disponibilizamos o link para o tutorial do SAGUI (Sistema de Apoio à Gestão Universitária Integrada): http://www.saci.ufscar.br/data/pauta/47907_numero_ufscar_alta.jpg

4. O(A) aluno(a) receberá um e-mail do RI UFSCar confirmando o depósito da dissertação.

5. O(A) aluno(a) envia a cópia do e-mail recebido do RI UFSCar e a cópia da Carta Comprovante assinada pelo(a) orientador(a) ao Programa para o e-mail do PPGIS: ppgis@ufscar.br.

6. O(A) aluno(a) providencia o seu Atestado Negativo da BCo e entrega no PPGIS.

7. O Programa aprova o(a) aluno(a) para homologação e envia os documentos  necessários para o Conselho de Pós-Graduação (CoPG) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação homologar o diploma.

8. O CoPG homologa o processo da dissertação.

9. Quando o diploma estiver pronto (em média 90 dias após a homologação no CoPG), o Programa comunica o(a) aluno(a) para retirá-lo junto com o histórico final. Caso o(a) aluno(a) necessite do Certificado de Conclusão, o Programa estará habilitado para emiti-lo após a homologação do processo da dissertação no CoPG. O(A) aluno(a) pode solicitá-lo pelo e-mail ppgis@ufscar.br.

 

 PRORROGAÇÃO DO PRAZO DO EXAME DE DEFESA

A solicitação de prorrogação de prazo para realizar o Exame de Defesa deve ser entregue na Secretaria do PPGIS com antecedência de 60 dias da data do Exame de Defesa. O aluno deve justificar o pedido de prorrogação e esta solicitação está sujeita a aprovação ou não em reunião da CPG. Esta prorrogação de prazo tem duração máxima de seis meses e só pode ser solicitada uma única vez.

- Clique aqui para obter o formulário (.doc)