Você está aqui: Página Inicial / Internacionalização / Acordos Internacionais

Acordos Internacionais

O PPGIS vem se empenhando em um processo de internacionalização que procura contemplar a qualificação, com o incentivo à realização de estágio discente no exterior e a participação de professores em congressos internacionais.
O PPGIS recentemente aderiu a dois programas que estimulam sua inserção internacional: o Programa PEC-PG, da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional (CGCIN) do CNPq, que já resultou na formação de um discente da Venezuela, concluída em 2015, que desenvolveu no Programa uma pesquisa sobre a produção documentária na Venezuela.

E o Programa de Alianzas para la Educación y la Capacitación de la OEA (PAEC), sendo selecionado um aluno oriundo da Colômbia, que iniciou sua participação junto ao Programa em 2016.

O Programa mantem também um convênio de cooperação acadêmico-científico com a Universidade do Algarve (UALG), Portugal, que está ocorrendo desde 2013 e já resultou na co-orientação de discentes egressos, mini cursos e estágios de pesquisa.

Fortalecendo o intercâmbio e a qualificação, alguns Grupos de Pesquisa do PPGIS organizam eventos internacionais, como o Grupo GEMInIS – que vem organizando a JIG (Jornada Internacional GEMInIS) desde 2014 e o Grupo Cinemídia – que organizou seu primeiro encontro internacional em 2015.

Em 2015 teve início o projeto “Towards an Intermedial History of Brazilian Cinema: Exploring Intermediality as a Historiographic Method”, projeto de pesquisa em intercâmbio internacional, a partir de edital do AHRC - Arts & Humanities Research Council, da Inglaterra, com a FAPESP. É uma pesquisa relacionada à compreensão dos filmes como formas itinerantes que se movem através de variadas mídias ou mesmo culturas midiáticas, desenvolvida pelo PPGIS junto com a University of Reading. O Projeto envolve docentes e discentes das duas Universidades.