Você está aqui: Página Inicial / Próximos Eventos / Interações Cinemídia ↔ Cinearte: RODA DE CINEMA E SAMBA

Interações Cinemídia ↔ Cinearte: RODA DE CINEMA E SAMBA

Quando 04/06/2021
das 17h00 até 18h30

INTERações CineMÍDIA ↔ CineARTE

RODA DE CINEMA E SAMBA

04 de junho (17h às 18h30)

Link de Transmissão: http://bit.ly/cinemidia-cinearte

Convidado:

Edu de Maria – Músico, pesquisador e professor (UFSCar), atua em coletivos culturais, com ênfase no Núcleo Cultural Cupinzeiro, com propostas poéticas relacionadas a aspectos socioculturais e estéticos do samba.

Mediadores: Samuel Paiva (UFSCar) e Fábio Uchôa (UAM)

Realização: Cinemídia – UFSCar / CineArte – UAM

O samba enquanto gênero musical e manifestação híbrida da cultura popular e suas possíveis manifestações no cinema são questões que estarão em pauta nesta roda de conversa com o músico, professor e pesquisador Edu de Maria (UFSCar) e os pesquisadores Samuel Paiva (UFSCar) e Fábio Uchôa (UAM).

O encontro vai girar em torno de alguns eixos relacionados a territórios do samba em São Paulo. O ponto de partida será o filme Samba à Paulista – Fragmentos de uma História Esquecida (Gustavo Mello, 2007, disponível no YouTube), do qual Edu de Maria é um dos participantes. E a partir daí ele também vai comentar suas atividades junto ao Núcleo Cultural Cupinzeiro, de Campinas.

A conversa dá início ao projeto Interações Cinemídia ↔ Cinearte, que reúne grupos de pesquisa vinculados respectivamente ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, com o propósito de refletir sobre questões de intermidialidade, incluindo cinema, música, teatro, literatura, artes plásticas e suas transformações contemporâneas.

Sobre os participantes da Roda de Cinema e Samba:

Edu de Maria, nome artístico do professor Eduardo Conegundes de Souza, é bacharel em Música pela Unicamp (2000), onde também realizou mestrado em Educação (2007) e doutorado em Artes da Cena (2018). É professor adjunto do Curso de Licenciatura em Música da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, onde desenvolve projetos no Departamento de Artes e Comunicação sobre temas tais como música e cultura popular brasileira em diálogo com áreas da performance cênica e musical. É membro fundador do Núcleo Cultural Cupinzeiro, no qual atua como músico, compositor e arranjador.

Samuel Paiva é professor da UFSCar, onde atua no Bacharelado em Imagem e Som, no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som e no Cinemídia – Grupo de Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais. Graduado em Comunicação pela UFPE, é mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Dentre suas publicações, destacam-se o livro A Figura de Orson Welles no Cinema de Rogério Sganzerla (Alameda, 2018) e o documentário Passagens (em codireção com Lúcia Nagib, 2019). Atualmente desenvolve pesquisa sobre territórios do samba no cinema.

Fábio Uchôa é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UAM – Universidade Anhembi Morumbi, onde lidera o grupo de pesquisa CineArte. Graduado em Ciências Sociais pela USP, onde também realizou mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação. Dentre suas diversas publicações, destaca-se o livro Ozualdo Candeias e o Cinema de sua Época (1967-83) – Perambulação, Silêncio e Erotismo (Alameda, 2019). Realiza pesquisas sobre temas tais como cinema moderno, cinema experimental e migração de procedimentos entre cinema e outras artes.

Mais informações sobre esse evento…

registrado em: