Você está aqui: Página Inicial / Próximos Eventos / Palestra "Canção popular e cinema: o caso dos musicais cinematográficos latino-americanos"

Quando 21/05/2019
das 15h00 até 17h00
Onde UEIM - CECH
iCal

O Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar e o Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual na América Latina: Economia e Estética convidam para a palestra “Canção popular e cinema: o caso dos musicais cinematográficos latino-americanos”, a ser proferida pelo Prof. Dr. Guilherme Maia (UFBA).

A palestra será realizada no dia 21 de maio de 2019, às 15:00 horas. Ela ocorrerá no auditório da UEIM, localizado no prédio do CECH.

Ementa: A palestra apresenta resultados do projeto de pesquisa “O cinema musical na América Latina: ficção documentários e novos formatos”, financiado pela Fundação da Amaro à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A investigação detectou que ao longo das três primeiras décadas do cinema sonoro, especialmente em países como Argentina (películas tangueras), México (comedias rancheiras e melodramas cabareteros) e Brasil (chanchadas), o musical foi um dos gêneros mais explorados pela indústria cinematográfica na América Latina. Na ocasião também será apresentado também o livro coletivo O cinema musical na América Latina: aproximações contemporâneas, organizado pelos pesquisadores Guilherme Maia (UFBA) e Lauro Zavala (UAM, México).

Mini-currículo do palestrante: Possui graduação em Educação Artística Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2007). É professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e Colaborador do PPGMUS, na mesma instituição. É líder do Laboratório de Análise Fílmica (Facom/UFBA) e pesquisador do DRAMATIS (PPGAC-UFBA). Tem experiência nas áreas de Artes e de Comunicação, com ênfase em análise fílmica e em criação e produção de música para produtos audiovisuais.

registrado em: