Portal de Narrativas Interativas

WhatsApp Image 2023-05-03 at 15.35.14.jpeg

Introdução

A criação do Portal de Narrativas Interativas veio de uma demanda do GENE, para publicação de projeto acadêmico a acadêmico (IC-2022: Produção de Adventure Game para uso Didático: “Duas narrativas interligadas no Brasil Colonial). O orientador do projeto, Prof. Leonardo Andrade, desenvolveu um framework para elaboração de adventure games, utilizando as tecnologias HTML+CSS+JavaScript, tecnologia que pode ser utilizada para criação de narrativas interativas. Na disciplina "Introdução à Hipermídia" ministrada no semestre 2022/02, a metodologia de criação de narrativas interativas foi ministrada, e também sobre as tecnologias de Web e como utilizar o framework. O resultado dos ensaios dos alunos pode ser acessado no portal, onde em breve outros projetos do GENE serão publicados:

<https://narrativas-interativas.ufscar.br>

O Portal de Narrativas Interativas é uma página que permite acesso a diversas simulações de realidade através de textos, imagens e sons, através de qualquer navegador web. O portal, assim como as narrativas interativas, possui responsividade a diferentes plataformas (como celulares, tablets e desktops). Ele apresenta em sua tela um seletor de imagens em carrossel. Se uma imagem é clicada, ela apresenta um resumo e um botão que permite jogá-la. No canto inferior direito aparece um botão flutuante que se abre em 3 possibilidades (o que são, arquivos e créditos).

 

O que são as Narrativas Interativas?

A imersão em uma narrativa interativa em primeira pessoa, pode ser feita a partir de um livro-jogo, ou aventura solo, uma obra de ficção textual, que permite que o leitor participe da história, fazendo escolhas eficazes. Essa forma de entretenimento, surgiu na década de 1960, onde diversos autores europeus lançaram livros nesse estilo. Uma das mais famosas e duradouras do estilo, a série juvenil Choose Your Own Adventure, foi publicada de 1976 a 1998, pela editora norte-americana Bantam Books. Essa foi uma série de livros de jogo para crianças onde cada história é escrita de um ponto de vista de segunda pessoa, com o leitor assumindo o papel do protagonista e fazendo escolhas que determinam as ações do personagem principal e o resultado da trama. No Brasil, estes livros foram publicados pela Editora Ediouro, entre 1985 e 1992. Importante ressaltar que o modelo apresentado consiste em jogos onde não existe aletoriedade envolvida, apenas decisões por parte do jogador determinam o fluxo narrativo.

Em 1982, uma segunda série de livros-jogos, chamada Fighting Fantasy foi criada por Steve Jackson e Ian Livingstone. A série se distinguiu por misturar o storytelling do Choose Your Own Adventure, com um elemento de dramatização com a introdução da aletoriedade, através da rolagem de dados, incluídos nos próprios livros. A legenda em muitas das capas dizia que cada título era uma aventura "na qual VOCÊ é o herói!" A maioria dos títulos seguia um tema de fantasia, embora também fossem publicados livros de ficção científica, pós-apocalípticos, super-heróis e livros de terror modernos. No Brasil esses livros foram publicados pela Marques Saraiva na década de 1990 a 2000, sob o título de Aventuras Fanstásticas.

A possibilidade de simular uma realidade a partir de textos, ganhou as plataformas computacionais da década de 1980 e 1990, e impulsionados por grandes títulos de empresas como Lucas Arts e Telltale Games, os adventure games trouxeram inovações para as simulações de realidades. Em seu livro "Hamlet no Holodeck" a pesquisadora Janet Murray comenta sobre as possibilidades que irão surgir para simulações de realidades, nos aproximando do que há pouco tempo era ficção-científica.

Este portal traz narrativas interativas ficcionais produzidos por alunos do Curso de Imagem e Som da UFSCar, ensaios interativos da disciplina "Introdução à Hipermídia" além de produtos de pesquisas do GENE (Grupo de Estudos de Narrativas Emergentes), no sentido de contribuir para a formação de futuros produtores audiovisuais que podem trabalhar dentro do universo interativo digital.

 

Arquivos

As seguintes narrativas interativas constam do arquivo: 

Créditos

- Realização: GENE e Curso de Imagem e Som

- Apoio: Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, Centro de Educação e Ciências Humanas e Secretaria de Informática.