Grupo de Estudos – Pensando o Cinema Brasileiro e Negro

Convidamos pessoas interessadas em participar de discussões sobre o cinema negro brasileiro e pensar junto: qual o estágio dos debates atuais? o que torna um filme negro? Ou, como nos provoca a pesquisadora Lorenna Rocha (2024), discutiremos quais repertórios criativos, estéticos, imagéticos, poéticos os diferentes profissionais negros trouxeram e trazem para o cinema brasileiro, por meio da análise de filmes, leituras de textos e o visionamento de outros materiais audiovisuais.

O projeto de Grupo de Estudos: Pensando o Cinema Brasileiro e Negro pretende discutir o cinema brasileiro e negro por meio de reflexões críticas sobre o cinema realizado no país ao longo de sua história, com vistas a debater, a partir das obras, questões nelas implicadas.

Os encontros serão abrigados no curso de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (PPGIS/UFSCar), coordenados pela Profa. Flávia Cesarino Costa, pela doutoranda Eduarda de Oliveira Figueiredo e pelo mestrando João Vitor da Silva Souza.

Este grupo terá caráter experimental, colaborativo e coletivo, com o objetivo de fomentar e adensar a discussão sobre o tema e estimular a produção científica.

Neste primeiro ciclo, composto por quatro encontros, em formato híbrido, nos reuniremos algumas quartas-feiras, das 14h às 17h, em abril (dia 23), maio (dias 7 e 28), e junho (dia 18). As pessoas interessadas devem preencher um formulário de inscrição até 22 de abril de 2025 no link abaixo.

🔗 Formulário de inscrição: https://forms.gle/eot1o3SB2VCkm5FQ7
💻 Encontros híbridos (quartas, 14h às 17h)
📅 Primeiro encontro: 23 de abril
📍Videoteca do DAC/UFSCar
🔹Leitura prévia: Instaurar a dúvida (2022), de Lorenna Rocha. Disponível em: https://indeterminacoes.com/textos/instaurar-a-duvida

📷 Frame de Também Somos Irmãos (1949), de José Carlos Burle, com Grande Otelo e Ruth de Souza.