Lives/Palestras

2025

Palestra Desenterrando o cinema que não pôde ser: o Paraguai e a reescrita da memória latino-americana, com Andréa C. Scansani (UFSC)

O Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) convida a todos/as/es para a palestra “Desterrando o cinema que não pôde ser: o Paraguai e a reescrita da memória latino-americana” a ser ministrada pela Profa. Dra. Andréa C. Scansani (Universidade Federal de Santa Catarina). O evento, realizado em conjunto com o Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual na América Latina: Economia e Estética ocorrerá no dia 16 de julho de 2025, às 14h30, na Sala de Aulas do PPGIS e, também, em formato híbrido (google meet). Para participação online, basta encaminhar email para marinacampos@ufscar.br. O link para participação será enviado horas antes do evento. Esta é uma atividade pertencente ao Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual na América Latina: Economia e Estética, sob coordenação dos Profs. Arthur Autran e Alessandro Gamo.

White and Violet Circles Typography Poster.png

Palestra “Uma conversa sobre Documentário e Biografia” com a Profa. Dra. Denise Tavares (UFF)

O Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) convida a todos/as para a palestra “Uma conversa sobre Documentário e Biografia” com a Profa. Dra. Denise Tavares (Universidade Federal Fluminense), que irá apresentar a pesquisa que resultou no seu livro “Documentário Biográfico: recriar uma vida na tela”.
O evento, realizado em conjunto com a disciplina Documentário (Prof. Dr. Alessandro Gamo) do Bacharelado em Imagem e Som, ocorrerá no dia 17 de junho de 2025, às 14:00 horas, no Auditório do CECH (AT2),

Evento_denise.jpg

2024

Exibição do filme "O Cangaceiro da Moviola" (2022) e bate-papo com o diretor Luís Rocha Melo

O filme é um tributo à vida e ao legado de Severino Dadá, mestre na arte da montagem cinematográfica; uma jornada emocionante pelas ruas do Brasil e pelos corações dos cineastas que ele tocou. Venha conhecer essa história de amor ao cinema, à vida e às amizades!
O evento acontece em parceria entre o Centro Cultural, PPGIS (Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar) e PPGCTS (Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar), que são responsáveis pela vinda do diretor para São Carlos.

Palestra-LuisRochaMelo2024.png

AULA ABERTA: Estudos de Audiência e o Campo do Cinema com o Prof. Dr. Fernando Mascarello

O PPGIS apresenta a aula aberta "Estudos de Audiência e o Campo do Cinema" com o Prof. Dr. Fernando Mascarello. O encontro ocorreu como atividade da disciplina "Estudos Culturais, Mídia e Audiências", ministrada pelo Prof. Guilherme Libardi, pós-doutorando do PPGIS e organizador do evento. Fernando Mascarello é Doutor em Ciências da Comunicação (USP), pesquisador e professor com atuação nas áreas de Teoria do Cinema, História do Cinema, Análise Fílmica, Crítica Cinematográfica, Estudos Culturais e Cinema, Gênero e Sexualidade. É autor do livro História do Cinema Mundial e possui forte atuação na SOCINE, Sociedade da qual foi membro do Conselho Executivo de 1999 a 2009, além de criador e coordenador dos Seminários Temáticos "Indústria e Recepção Cinematográfica e Audiovisual" (2009 a 2011) e "Recepção Cinematográfica e Audiovisual" (2012 a 2014).

2023

GLÓRIA ESQUECIDA: O CINEMA INDEPENDENTE AFRO-AMERICANO (1912-1952)

Com o Prof. Dr. Richard Peña, diretor emérito do NY Film Festival e docente da Columbia University, onde leciona desde 1989 nas áreas de teoria do cinema e cinema mundial. A palestra é em português, gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. Evento organizado pelo Cinemídia, com atuação de seus membros: Profas. Dras. Flávia Costa, Luciana de Araújo, Suzana Miranda; e dos Profs. Drs. Samuel Paiva e Guilherme Libardi.

Palestra-Richard_Pena2023.png

2022

[CINEMA INDÍGENA EM DEBATE] Martírio - O avesso indígena da fronteira nacional

Debate sobre o longa-metragem Martírio - O avesso indígena da fronteira nacional (2017)

Convidados: Tatiana Almeida (Tita), diretora do filme e colaboradora do Vídeo nas Aldeias Tonico Benites, professor de antropologia da UFRR e liderança do povo Guarani e Kaiowá Mediador: Leandro Saraiva, professor do Departamento de Artes e Comunicação e do PPGIS, roteirista e colaborador do Vídeo nas Aldeias.

Eduardo Morettin | O Cinema na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil

Palestra com o Prof. Dr. Eduardo Morettin: “O Cinema na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil”. Eduardo Morettin é professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). A palestra integra a programação do 10 º Colóquio de Imagem e Som do PPGIS, evento organizado pelos discentes do programa, e será mediada pela Profa. Dra Flavia Cesarino Costa, vice-coordenadora do PPGIS.

2021

Audiovisual ao Vivo: Intersecções entre Práticas Artísticas.

Live da série INTERações CineMÍDIA <> CineARTE, com os professores Marcus Bastos, professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Patrícia Moran, professora associada do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), ambos autores do livro Audiovisual ao vivo: tendências e conceitos. Transmissão às 16hs da sexta-feira, 24 de setembro de 2021, com mediação do professor Fábio Uchôa, da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Realização do Grupo de Pesquisa Cinemídia (UFSCar) e do Grupo de Pesquisa Cinearte (UAM).

INTERações CINEMIDA CINEARTE setembro 21.jpeg


Roda de Cinema e Samba.

Live da série INTERações CineMÍDIA <> CineARTE, sobre aspectos poéticos, estéticos e sócio-culturais do samba, com Edu de Maria, músico, pesquisador e professor do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar. Transmissão às 17hs da sexta-feira, 4 de junho de 2021, com a mediação dos professores Samuel Paiva, do Programa de Pós -Graduação em Imagem e Som da UFSCar (PPGIS-UFSCar), e Fábio Uchôa, da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Realização do Grupo de Pesquisa Cinemídia (UFSCar) e do Grupo de Pesquisa Cinearte (UAM).

INTERações Cinemídia Cinearte junho 2021.jpg


Centros de Inovação e Desenvolvimento Regional

Live #5 da série Plataformização do Entretenimento, que pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, produtores de conteúdo e profissionais da cultura sobre as transformações nas indústrias de entretenimento, políticas públicas para as plataformas culturais, o marco regulatório do vídeo sob demanda, perspectivas estéticas e inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.

Participaram Christian Ganzert, CBDO da T4Corp (empresa de Inteligência Documental), professor da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) ex-gestor de empresas de base tecnológica; Daniel Facciolo Pires, chefe do Departamento de Computação e professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da UniFACEF; Eduardo Cicconi, consultor de inovação, gestor do Supera Parque de Inovação e Tecnologia e coordenador da Escola de Negócios do Centro Universitário Barão de Mauá; e Ricardo Agostinho, empreendedor na área de TI, co-fundador do PISO-Polo Industrial de Software da Região de Ribeirão Preto e colaborador no Supera, com a mediação de Naiá Sadi Câmara, professora da Unaerp/Uni-FACEF.

O evento foi uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas da UFSCar (EAM) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), transmitido às 16h de 22 de maio de 2021 pelo Facebook onde pode ser visto (link externo).

plataformização do entretenimento 5 - 22maio21.jpeg


A nacionalização do Bregafunk: Videoclipes, mediações e identidades em rede.

Live #4 da série Plataformização do Entretenimento, que pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, produtores de conteúdo e profissionais da cultura sobre as transformações nas indústrias de entretenimento, políticas públicas para as plataformas culturais, o marco regulatório do vídeo sob demanda, perspectivas estéticas e inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.

Com Thiago Soares, professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) onde coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPop - link externo), autor dos livros "Ninguém é perfeito e a Vida é Assim: A Música Brega em Pernambuco" (Finalista prêmio Jabuti 2018) e "A Estética do Videoclipe" (2013) e organizador de "Divas Pop: O Corpo-Som das Cantoras na Cultura Midiática" (2020). Mediação de João Massarolo, professor do PPGIS (UFSCar).

O evento foi uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas da UFSCar (EAM) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), transmitido às 16h de 8 de maio de 2021 pelo Facebook onde pode ser visto (link externo).

plataformizacao do entretenimento 4 -8maio21.jpeg
Conteúdos Diversos: uma jornada em muitas plataformas

Live #3 da série Plataformização do Entretenimento, que pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, produtores de conteúdo e profissionais da cultura sobre as transformações nas indústrias de entretenimento, políticas públicas para as plataformas culturais, o marco regulatório do vídeo sob demanda, perspectivas estéticas e inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.

A live teve a participação de Sérgio Lopes, criador da Conteúdos Diversos Produções que, desenvolve branded content desde 2007, tendo produzido a série em animação “Sapo Xulé” (Rede TV! HD) e o projeto transmedia “Zica e os Camaleões”. Lopes abordou as dificuldades da produção audiovisual e como evoluir para o formato transmídia, com a mediação de João Massarolo, professor do PPGIS (UFSCar).

O evento foi uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas da UFSCar (EAM) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), transmitido às 16h de 17 de abril de 2021 pelo Facebook onde pode ser visto (link externo).

plataformizacao do entretenimento 3 - 17abril21.png


Discurso Digital: ressignificação e resistência

Live #2 da série Plataformização do Entretenimento, que pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, produtores de conteúdo e profissionais da cultura sobre as transformações nas indústrias de entretenimento, políticas públicas para as plataformas culturais, o marco regulatório do vídeo sob demanda, perspectivas estéticas e inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.

A live teve a participação de Roberto Leiser Baronas, professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), um dos coordenadores do Laboratório de Estudos Epistemológicos e Discursividades Multimodais (LEEDiM/UFSCar), do Instituto Mattoso Câmara de Estudos Interdisciplinares da Linguagem (UFSCar), e editor chefe da revista Linguasagem – Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem PPGL/UFSCar e de Julia Lourenço Costa (UFSCar/FAPESP), pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos e com pesquisas em Análise do discurso e Semiótica, com mediação de João Massarolo , professor do PPGIS-UFSCar e diretor do Geminis.

O evento foi uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas da UFSCar (EAM) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), transmitido às 16h de 15 de abril de 2021 pelo Facebook onde pode ser visto (link externo).

plataformizacao do entretenimento 2 - 15abril21.png
Algoritmos e Inteligência Artificial

Live #1 da série Plataformização do Entretenimento, que pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, produtores de conteúdo e profissionais da cultura sobre as transformações nas indústrias de entretenimento, políticas públicas para as plataformas culturais, o marco regulatório do vídeo sob demanda, perspectivas estéticas e inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.

Giuseppe Cocco, professor titular da UFRJ, mestre e doutor em História Social pela Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) e Mestre em Science Technologie et Société – Conservatoire National des Arts et Métiers, falou sobre algoritmos e inteligência artificial.

O evento foi uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas da UFSCar (EAM) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), transmitido às 16h de 1 de abril de 2021 pelo Facebook onde pode ser visto (link externo).

plataformizacao do entretenimento 1 - 01abril21.png

2020

Preservação Audiovisual: Estudo de Caso sobre o LUPA-UFF

Live com o Dr. Rafael de Luna Freire, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA), que teve como debatedora a Profa. Lila Foster, pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade de Brasília, que trabalhou como catalogadora na Cinemateca Brasileira e a mediação de Samuel Paiva, professor do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar.

O evento foi uma realização do Grupo de Pesquisa Cinemidia, transmitido às 15h de 11 de novembro de 20202 pelo Facebook do Cinemídia, onde pode ser visto:

Parte 1


Parte 2