Lives

2021

Audiovisual ao Vivo: Intersecções entre Práticas Artísticas.

Live da série INTERações CineMÍDIA <> CineARTE, com os professores Marcus Bastos, professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Patrícia Moran, professora associada do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), ambos autores do livro Audiovisual ao vivo: tendências e conceitos. Transmissão às 16hs da sexta-feira, 24 de setembro de 2021, com mediação do professor Fábio Uchôa, da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Realização do Grupo de Pesquisa Cinemídia (UFSCar) e do Grupo de Pesquisa Cinearte (UAM).

INTERações CINEMIDA CINEARTE setembro 21.jpeg


Roda de Cinema e Samba.

Live da série INTERações CineMÍDIA <> CineARTE, sobre aspectos poéticos, estéticos e sócio-culturais do samba, com Edu de Maria, músico, pesquisador e professor do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar. Transmissão às 17hs da sexta-feira, 4 de junho de 2021, com a mediação dos professores Samuel Paiva, do Programa de Pós -Graduação em Imagem e Som da UFSCar (PPGIS-UFSCar), e Fábio Uchôa, da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Realização do Grupo de Pesquisa Cinemídia (UFSCar) e do Grupo de Pesquisa Cinearte (UAM).

INTERações Cinemídia Cinearte junho 2021.jpg


Centros de Inovação e Desenvolvimento Regional

Live #5 da série Plataformização do Entretenimento, que pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, produtores de conteúdo e profissionais da cultura sobre as transformações nas indústrias de entretenimento, políticas públicas para as plataformas culturais, o marco regulatório do vídeo sob demanda, perspectivas estéticas e inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.

Participaram Christian Ganzert, CBDO da T4Corp (empresa de Inteligência Documental), professor da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) ex-gestor de empresas de base tecnológica; Daniel Facciolo Pires, chefe do Departamento de Computação e professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da UniFACEF; Eduardo Cicconi, consultor de inovação, gestor do Supera Parque de Inovação e Tecnologia e coordenador da Escola de Negócios do Centro Universitário Barão de Mauá; e Ricardo Agostinho, empreendedor na área de TI, co-fundador do PISO-Polo Industrial de Software da Região de Ribeirão Preto e colaborador no Supera, com a mediação de Naiá Sadi Câmara, professora da Unaerp/Uni-FACEF.

O evento foi uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas da UFSCar (EAM) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), transmitido às 16h de 22 de maio de 2021 pelo Facebook onde pode ser visto (link externo).

plataformização do entretenimento 5 - 22maio21.jpeg


A nacionalização do Bregafunk: Videoclipes, mediações e identidades em rede.

Live #4 da série Plataformização do Entretenimento, que pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, produtores de conteúdo e profissionais da cultura sobre as transformações nas indústrias de entretenimento, políticas públicas para as plataformas culturais, o marco regulatório do vídeo sob demanda, perspectivas estéticas e inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.

Com Thiago Soares, professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) onde coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPop - link externo), autor dos livros "Ninguém é perfeito e a Vida é Assim: A Música Brega em Pernambuco" (Finalista prêmio Jabuti 2018) e "A Estética do Videoclipe" (2013) e organizador de "Divas Pop: O Corpo-Som das Cantoras na Cultura Midiática" (2020). Mediação de João Massarolo, professor do PPGIS (UFSCar).

O evento foi uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas da UFSCar (EAM) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), transmitido às 16h de 8 de maio de 2021 pelo Facebook onde pode ser visto (link externo).

plataformizacao do entretenimento 4 -8maio21.jpeg
Conteúdos Diversos: uma jornada em muitas plataformas

Live #3 da série Plataformização do Entretenimento, que pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, produtores de conteúdo e profissionais da cultura sobre as transformações nas indústrias de entretenimento, políticas públicas para as plataformas culturais, o marco regulatório do vídeo sob demanda, perspectivas estéticas e inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.

A live teve a participação de Sérgio Lopes, criador da Conteúdos Diversos Produções que, desenvolve branded content desde 2007, tendo produzido a série em animação “Sapo Xulé” (Rede TV! HD) e o projeto transmedia “Zica e os Camaleões”. Lopes abordou as dificuldades da produção audiovisual e como evoluir para o formato transmídia, com a mediação de João Massarolo, professor do PPGIS (UFSCar).

O evento foi uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas da UFSCar (EAM) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), transmitido às 16h de 17 de abril de 2021 pelo Facebook onde pode ser visto (link externo).

plataformizacao do entretenimento 3 - 17abril21.png


Discurso Digital: ressignificação e resistência

Live #2 da série Plataformização do Entretenimento, que pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, produtores de conteúdo e profissionais da cultura sobre as transformações nas indústrias de entretenimento, políticas públicas para as plataformas culturais, o marco regulatório do vídeo sob demanda, perspectivas estéticas e inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.

A live teve a participação de Roberto Leiser Baronas, professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), um dos coordenadores do Laboratório de Estudos Epistemológicos e Discursividades Multimodais (LEEDiM/UFSCar), do Instituto Mattoso Câmara de Estudos Interdisciplinares da Linguagem (UFSCar), e editor chefe da revista Linguasagem – Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem PPGL/UFSCar e de Julia Lourenço Costa (UFSCar/FAPESP), pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos e com pesquisas em Análise do discurso e Semiótica, com mediação de João Massarolo , professor do PPGIS-UFSCar e diretor do Geminis.

O evento foi uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas da UFSCar (EAM) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), transmitido às 16h de 15 de abril de 2021 pelo Facebook onde pode ser visto (link externo).

plataformizacao do entretenimento 2 - 15abril21.png
Algoritmos e Inteligência Artificial

Live #1 da série Plataformização do Entretenimento, que pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, produtores de conteúdo e profissionais da cultura sobre as transformações nas indústrias de entretenimento, políticas públicas para as plataformas culturais, o marco regulatório do vídeo sob demanda, perspectivas estéticas e inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.

Giuseppe Cocco, professor titular da UFRJ, mestre e doutor em História Social pela Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) e Mestre em Science Technologie et Société – Conservatoire National des Arts et Métiers, falou sobre algoritmos e inteligência artificial.

O evento foi uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas da UFSCar (EAM) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), transmitido às 16h de 1 de abril de 2021 pelo Facebook onde pode ser visto (link externo).

plataformizacao do entretenimento 1 - 01abril21.png

2020

Preservação Audiovisual: Estudo de Caso sobre o LUPA-UFF

Live com o Dr. Rafael de Luna Freire, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA), que teve como debatedora a Profa. Lila Foster, pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade de Brasília, que trabalhou como catalogadora na Cinemateca Brasileira e a mediação de Samuel Paiva, professor do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar.

O evento foi uma realização do Grupo de Pesquisa Cinemidia, transmitido às 15h de 11 de novembro de 20202 pelo Facebook do Cinemídia, onde pode ser visto:

Parte 1


Parte 2