Em celebração ao mês das mulheres, cineclubes da UFSCar exibem filme sobre Nazaré Flor, uma das fundadoras do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste

O documentário Terra de Nazaré (2019), que conta a história de Nazaré Flor, uma das fundadoras do MMTR-NE, será exibido nesta quarta-feira (22), às 19h, no Teatro de Bolso da UFSCar. Após a exibição, haverá um bate-papo online com a equipe do filme.

São Carlos, 17/3/2023 - O CineUFSCar e o Cineclube da RUA ao CAIS, organizado pela Revista Universitária do Audiovisual (RUA) e pelo Centro Acadêmico de Imagem e Som, convidam toda a comunidade para a exibição e debate do documentário Terra de Nazaré (2019), de Shaynna Pidori.
O evento integra a programação de março do Cineclube da RUA ao CAIS, que tem como foco produções dirigidas por mulheres. Retratando a luta das mulheres trabalhadoras rurais, o filme de Shaynna Pidori conta a história de Maria Nazaré Souza, a Nazaré Flor, líder comunitária, poeta, educadora e uma das fundadoras do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR/NE). Moradora de Apiques, assentamento Maceió, no município de Itapipoca, no Ceará, Nazaré Flor transformou a vida da comunidade e das mulheres que lá moram.
A sessão acontece de forma presencial no Teatro de Bolso da UFSCar, na quarta-feira, dia 22 de março, às 19h. Na sequência, transmitiremos ao vivo o debate virtual com a equipe do filme.
O bate-papo contará com a presença de Shaynna Pidori, diretora do filme, Andrea Rosas, produtora executiva, Lucivane Ferreira, integrante do MMTR-NE e sobrinha de Nazaré Flor, e será mediado por Cláudia Mesquita, professora do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Comunicação Social da UFMG.
O debate também será transmitido ao vivo pelo canal do CineUFSCar no Youtube e pela página do filme no Facebook. Além disso, o documentário fica disponível online, através da plataforma Itaú Cultural Play, até o dia 16 de abril.
O evento é resultado de uma parceria entre o CineUFSCar, a Revista Universitária do Audiovisual, o Centro Acadêmico de Imagem e Som e o Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som. Para mais informações, acompanhe as páginas do CineUFSCar no instagram e facebook. Conheça também a programação completa do Cineclube da RUA ao CAIS, na página da RUA no instagram.

Sobre as debatedoras
Shaynna Pidori estudou Jornalismo (FIAM) e Ciências Sociais (UNESP - Araraquara). É documentarista, educadora, idealizadora de projetos e colaboradora da Telemanita, associação civil sem fins lucrativos sediada no México. Em colaboração com a Telemanita, trabalhou na produção e montagem de mais de 40 filmes etnográficos com mulheres das etnias Nahua, Ikood, Otomi, Mixteca, Sapoteca, Tzotzil, Mayas e Totonacas. No Brasil, foi selecionada em diversos editais para realização de documentários como “Baile do Carmo”, “O lenço do Samba” e “Terra de Nazaré”. Em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE) realizou a série “Margaridas de Pernambuco em Marcha”.
Andrea Rosas é licenciada em Pedagogia (CED-UFSC) e pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais (ECA-USP). Atualmente, é mestranda em Imagem e Som pelo PPGIS-UFSCar, onde desenvolve pesquisa sobre a relação entre política e as elaborações alegóricas do feminino na obra de Glauber Rocha. Atua como produtora cultural e parecerista de projetos culturais. Em 2018 - 2019, foi produtora executiva de Terra de Nazaré e do evento de pré-estreia do documentário, na comunidade de Apiques (CE). É realizadora audiovisual e tem criado ensaios poéticos e curtas que expressam sua experiência pessoal de gênero. Seu último curta “Depois das Loucuras da Festa” (2022) recebeu o prêmio de melhor curta-metragem experimental no Inflamável - Festival de Curtas em Super 8.
Lucivane Ferreira é pedagoga, pós-graduada em alfabetização e letramento e sonha em fazer uma pós-graduação em história para se aprofundar nos estudos de gênero. Em 2007, foi convidada por Nazaré Flor, sua tia, a participar do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR/NE). Desde então, se tornou militante e diretora do MMTR/NE, representando o Estado do Ceará por dois mandatos.
Cláudia Mesquita é professora do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, onde integra os grupos de pesquisa Poéticas da Experiência e Poéticas Femininas, políticas Feministas. Pesquisadora do cinema brasileiro, com mestrado e doutorado na ECA-USP, e pós-doutorado na UFC. Em seus artigos recentes, tem trabalhado articulações entre elaborações fílmicas e históricas. Publicou, com Consuelo Lins, o livro Filmar o real - sobre o documentário brasileiro contemporâneo (Editora Jorge Zahar, 2008), e organizou, com Maria Campaña Ramia, El otro cine de Eduardo Coutinho (Cinememoria e Edoc, 2012), publicado no Equador.