[Evento] Oficina Super 8 e Sessão especial “Cinema de Poesia Marginal"

O Cine UFSCar, o Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS-UFScar) e o Cineclube "Da RUA ao CaIS" realizam nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, a oficina “Super 8: história, prática e filmes” e a sessão especial “Cinema de Poesia Marginal”.
As atividades acontecem nesta sexta-feira, dia 27 de outubro,  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de forma gratuita e aberta à toda comunidade.  

oficina acontece de forma presencial no Auditório CECH, localizado no AT-02, da UFSCar, na sexta-feira, das 14:30 às 17:30. Para participar é necessário inscrever-se através do formulário disponível aqui. O curso será ministrado por Renato Coelho, realizador, pesquisador e professor de cinema baseado na cidade de São Paulo, um dos idealizadores da produtora Cinediário. O encontro terá como tema a história das bitolas cinematográficas e do Super 8mm. Além disso, ocorrerão atividades práticas, através do contato com câmeras, editores, películas e outros equipamentos cinematográficos. Haverá ainda a exibição de curtas metragens realizados por Priscyla Bettim e Renato Coelho em Super 8.

Após a oficina, ocorre a sessão especial “Cinema de Poesia Marginal”. A sessão também acontece no auditório do CECH, na área sul da UFSCar, a partir das 19h. Serão exibidos o curta-metragem documental A propósito de Willer (2016) e do longa-metragem de ficção A Cidade dos Abismos (2021), ambos dirigidos por Priscyla Betim e Renato Coelho. 

A Propósito de Willer é um documentário experimental, inspirado no universo criativo do poeta Claudio Willer, um dos principais expoentes da poesia brasileira de verve surrealista e transgressora. A Cidade dos Abismosexibido em mais de 50 festivais de cinema ao redor do mundo, acompanha Glória, Bia e Kakule, três pessoas que testemunham um assassinato violento de Maya, ocorrido na véspera do Natal

Ao fim da exibição haverá um bate-papo com a presença de Renato Coelho. A conversa será mediada por Yasmin Bidim, poetisa, artista visual e doutoranda em Estudos de Literatura na UFSCar na linha de Literatura, Linguagens e Meios. O evento é uma sessão extra, que se soma à programação mensal do Cineclube. Para mais informações, acesse a página do instagram da RUA (@rua.ufscar).

 

image.png  image.png