Inscrições para seleção de aluno especial no 1º semestre de 2026

O Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), abriu o edital para seleção de alunos(as) especiais interessados em cursar disciplinas isoladas no 1º semestre de 2026. As inscrições estarão abertas de 16 a 20 de março de 2026, e deverão ser realizadas online.

A modalidade de aluno especial permite que interessados(as) frequentem disciplinas da pós-graduação sem vínculo com dissertação ou tese. A participação, no entanto, não garante ingresso como aluno regular no Programa — para isso, é necessário participar e ser aprovado no processo seletivo regular do PPGIS.

As aulas das disciplinas ofertadas neste edital serão presenciais, e a seleção dos candidatos será realizada por análise da documentação enviada no momento da inscrição.

Cronograma

  • Inscrições: 16 a 20/03/2026 (online)

  • Divulgação do resultado: 27/03/2026 (no site do PPGIS)

  • Matrícula dos aprovados: 30 e 31/03/2026 (online)

  • Início das aulas: a partir de 06/04/2026

  • Término das aulas: até 03/07/2026

Cada candidato poderá se inscrever em apenas uma disciplina e deverá anexar, no formulário de inscrição, os seguintes documentos:

  • Currículo Lattes;

  • Diploma de graduação (ou declaração de conclusão ou documento que comprove estar no último ano do curso);

  • Histórico escolar;

  • Comprovante de matrícula em outro programa de pós-graduação (quando aplicável).

Disciplinas oferecidas

No primeiro semestre de 2026, estão disponíveis três disciplinas para alunos especiais:

  • Análise Fílmica: Perspectivas Históricas e Abordagens Metodológicas – Prof. Dr. Samuel Paiva

  • Criação Audiovisual Generativa – Profs. Drs. João Massarolo e Dario Mesquita

  • Narrativas Interativas Virtuais – Prof. Dr. Leonardo Andrade

As disciplinas abordam temas relacionados à análise audiovisual, narrativas interativas e novas tecnologias aplicadas à criação audiovisual, incluindo discussões sobre inteligência artificial, narrativas emergentes e metodologias de análise fílmica.

Mais informações, incluindo os formulários de inscrição e o edital completo, estão disponíveis no site do PPGIS.