Palestra com Prof. Richard Peña (Columbia University) aborda primeiro cinema afro-americano

A palestra, intitulada Glória esquecida: o cinema independente afro-americano (1912-1952), ocorrerá no dia 09/08, 4ª feira, às 16h, no auditório da UEIM (CECH).

Richard Peña é Diretor Emérito do New York Film Festival e Professor da Columbia University, em Nova York, onde leciona desde 1989 nas áreas de teoria do cinema e cinema mundial. Entre 1988 e 2012, trabalhou como diretor do New York Film Festival e também como diretor de programação da Film Society, do Lincoln Center, quando fez curadoria de inúmeras retrospectivas de realizadores como Michelangelo Antonioni, Abbas Kiarostami, Youssef Chahine, Jean Eustache e Ritwik Ghatak, e mostras dedicadas aos cinemas africano, chinês, cubano, soviético e argentino, entre outros. Atuou como Professor Visitante em instituições nos Estados Unidos e em outros países, a exemplo de Princeton University, Harvard University, Université de Paris-Sorbonne, Universidade de São Paulo, Beijing University e Jadavpur University. Ao longo de sua carreira, tem abordado o cinema brasileiro e latino-americano em diversos cursos, palestras e publicações.

Nesta palestra, sua fala traçará a história e o desenvolvimento do cinema independente afro-americano, cuja história remonta ao início do século XX. Trata-se de um capítulo notável, embora pouco conhecido, do cinema estadunidense, caracterizado por especificidades que revelam a segregação racial do país norte-americano.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da UFSCar e organizado pelo Cinemídia, Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq, com atuação de seus membros: Profas. Dras. Flávia Cesarino Costa, Luciana Corrêa de Araújo, Suzana Reck Miranda; e dos Profs. Drs. Samuel Paiva e Guilherme Libardi.

A participação na palestra é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. A palestra será em português.