PPGIS promove Aula Magna com a Profª Drª Nilda Jacks, que vai falar sobre estudos de recepção e o audiovisual

O Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da UFSCar promove, no dia 17 de agosto, quinta-feira, às 19 horas, no Auditório do CECH (AT-2), a aula magna do semestre, que tratará do lugar do sujeito nas pesquisas em comunicação, com enfoque nos processos de recepção e na relação das audiências com o audiovisual. O evento é presencial e aberto a todos os alunos de graduação e pós-graduação.

A palestra “Recepção e consumo midiático: tradições, abordagens e questões fílmico/cinematográficas” será ministrada por Nilda Jacks, professora no PPG em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nilda é Doutora em Comunicação (ECA/USP) com pós-doutorado realizado na University of Copenhagen e na Universidad Nacional da Colombia, onde foi supervisionada por Jesús Martín-Barbero.

A professora Nilda é uma das consolidadoras dos estudos de recepção no Brasil, tendo desenvolvido pesquisas empíricas de âmbito nacional e internacional interessadas em compreender a atuação da mídia na vida cotidiana de diferentes grupos sociais, como jovens urbanos, quilombolas, segmentos rurais, entre outros. A sua pesquisa mais recente tratou sobre os aspectos teórico-metodológicos da recepção no cinema.

O encontro será mediado pela Profª Drª Flávia Cesarino Costa. Ao fim da exposição, o público poderá participar com comentários e perguntas.