Infraestrutura

Bibliotecas

Biblioteca Comunitária - BCo (link externo)

O Sistema de Bibliotecas da UFSCar é composto por quatro unidades: Biblioteca Comunitária do Campus São Carlos (Bco), Biblioteca Campus Araras (B-Ar); Biblioteca Campus Lagoa do Sino (B-LS) e Biblioteca Campus Sorocaba (B-So). O acervo total do sistema compreende 254.645 livros, sendo que 222.125 livros, referentes a 139.820 títulos, pertencem à Biblioteca Comunitária do Campus São Carlos (BCo). Deste total, 24.316 títulos são de Ciências Sociais Aplicadas, 45.138 de Ciências Humanas e 33.938 de Linguística, Letras e Artes. Compõem também o acervo disponível na BCo, 4.188 títulos de periódicos, sendo 583 de Ciências Sociais Aplicadas, 956 de Ciências Humanas e 210 de Linguística, Letras e Artes.

A BCo possui em seu acervo a biblioteca particular do pesquisador José Inácio de Melo Souza, doada em 2014. Entre livros, catálogos e revistas, que perfazem um total de quase 600 títulos, estão incluídas publicações estrangeiras, obras de referência e títulos raros. Tal acervo volta-se sobretudo ao cinema brasileiro e à história do cinema.

Além disso, o usuário da BCo tem acesso online a diversas bases de dados e portais (tais como o Portal de Periódicos CAPES, Associação Brasileira de Normas Técnicas, Comut, Cambridge Books online, Web of Science, Wiley, Up to date, SciFinder, Atheneu, ScienceDirect, Catálogo Coletivo Nacional, Scielo, entre outros).

Unidade Especial de Informação e Memória - Ueim (link externo)

Trata-se de acervo localizado no CECH (Centro de Educação e Ciências Humanas). Além de uma biblioteca setorial que cobre o campo das Humanidades, a UEIM possui coleções de documentos e livros que pertenceram a importantes intelectuais brasileiros, tais como Emília Viotti da Costa, Eduardo de Oliveira e Teresa Santos, bem como uma hemeroteca composta por jornais da região central do estado de São Paulo e cartazes antigos de cinema da cidade de São Carlos.

Laboratórios

Laboratório de Estudos e Realização do Documentário

Laboratório coordenado pelos Profs. Drs. Arthur Autran Franco de Sá Neto e Alessandro Constantino Gamo e instalado em uma sala com 20 m² no prédio do CECH (Centro de Educação e Ciências Humanas). Além de mobiliário, está dotado de 01 Deck Sony DSR 45, 01 impressora HP Laserjet 1022, 01 Ilha de Edição – computador Dell XVS 8500, 01 microfone UWP UHF Wireless Microphone Package e 01 monitor de video-assist Sony. Contém acervo de DVDs de documentários. Nele são realizadas reuniões com diversos mestrandos, servindo também de suporte para as pesquisas que trabalham em torno da questão da produção audiovisual documentária. Na sala são realizados os encontros do Grupo de Pesquisa “Cinema e Audiovisual na América Latina: Economia e Estética”.

Laboratório de Som

Laboratório situado no DAC (Departamento de Artes e Comunicação) e coordenado pela Profa. Dra. Suzana Reck Miranda. Além das atividades do PPGIS, oferece suporte para projetos e aulas dos alunos da graduação em Imagem e Som. Possui uma área de 53 m2 e está dividido em três salas, sendo que a maior delas também funciona como sala de aula (apropriada para aulas específicas) e como espaço para reuniões de pesquisa. Há outras duas salas menores, uma de técnica de apoio e outra que é um estúdio de gravação. Na sala principal há 25 cadeiras universitárias, uma lousa, um conjunto de mesa e cadeira (para professor), uma mesa de som (Sony) com 32 canais, dois monitores de áudio (Yamaha), um console com placa de som MBox PRO (Digidesign), conjuntos diversos de cabos, 01 laptop Macbook Pro, uma TV tela plana 46´e microfones de vários tipos. Na sala técnica de apoio ficam o computador desktop Mac Pro (Apple) com monitor 18,5´´ (Samsung), dois monitores de áudio (Alesis) e um nobreak. Todos estes equipamentos foram obtidos através de projeto de pesquisa junto ao CNPq (Edital Universal 2012). A linha Som e Música no Cinema, coordenada pela Profa. Dra. Suzana Reck Miranda, do Grupo de Pesquisa “Cinemídia”, mantém reuniões periódicas mensais neste Laboratório, com discussão de textos, projeção de filmes, análise de exemplos fílmicos, exposição de pesquisas e algumas experimentações práticas.

Laboratório de Animação e Laboratório de Estereoscopia Videográfica

Coordenados pelo Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade, os laboratórios estão instalados no DAC em três salas, sendo a primeira de 8 m2 onde se localizam dois computadores (um Mac Pro e um PC) que atuam como servidores de dados (acumulando funções como servidores HTTP, CMS e proxy para servidor de jogos experimentais). A segunda sala possui 12 m², e é onde ficam as estações de trabalho (02 computadores desktop Mac Pro 02 computadores desktop PC - processador Intel i7), além de mobiliário, 02 TVs de 42 polegadas 3D, 01 Xbox 360, 01 Playstation 3, 01 mesa de luz e 01 mesa digitalizadora. A terceira sala de 8 m2 conta com a ilha de edição e render (01 Mac com 12 processadores, 64 GB de RAM, placas dedicadas de som e vídeo, permitindo captura de 2 canais de vídeos simultâneos utilizados para vídeo 3D, dois monitores 2K e uma TV 3D). Nestes laboratórios são realizadas atividades de montagem pela graduação, edição e finalização de Trabalhos de Conclusão de Curso, além da criação de jogos, como na ênfase da graduação de hipermídia, em alguns experimentos narrativos nas disciplinas da pós-graduação ministradas pelo professor que coordena os laboratórios e por fim para análises de obras audiovisuais tridimensionais como filmes e jogos, realizadas por alunos do PPGIS.

Laboratório de Integração Midiática

Laboratório coordenado pelo Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade. Contempla serviços de transcrição multimídia audiovisual, em um espaço de 12 m². Possui, além do mobiliário técnico, uma ilha de edição linear híbrida, equipada com: 01 videocassete VHS multinorma e multissistema, 02 decks JVC S-VHS editores e respectiva controladora, 02 decks DVCPRO editores e respectiva controladora, 01 deck player U-Matic PAL-M, 04 monitores de vídeo, 02 transcoders, 01 gerador de caracteres, 01 matriz roteadora, 01 switcher DME e 01 microcomputador PC. Este laboratório oferece suporte para a transcrição de materiais audiovisuais que são encontrados em mídias que atualmente estão em desuso, possibilitando visualização e preservação de registros em vídeo e áudio que são úteis a pesquisas desenvolvidas, visando também a copiagem para o Laboratório de Estudos Audiovisuais. O laboratório também possibilita a transmissão online de atividades do Programa.

Laboratório de Estudos Audiovisuais

Laboratório coordenado pela Profa. Dra. Flávia Cesarino Costa. Seu objetivo é abrigar atividades de estudo, visionamento, discussão e análise audiovisual, tanto individuais como em grupo, para os alunos mestrandos do PPGIS. Estruturalmente, o Laboratório de Estudos Audiovisuais (LEAV) foi reformulado e aparelhado, em um espaço de 56 m2, e contem acervo com cerca de 650 títulos em VHS e DVD. O Laboratório conta com 02 estantes para livros dupla face, 02 estantes para livros face simples, 02 mesas tipo estação de trabalho, 01 mesa reunião redonda, 15 cadeiras universitárias com pranchetas, 01 televisão Sony Bravia, LCD 46, Full HD, 4 televisões LG LCD 32, Full HD, 05 Blu-Ray player LG, 05 distribuidores de áudio para fones de ouvido e 01 computador desktop. As reuniões mensais do Grupo de Pesquisa “Cinemídia” ocorrem neste laboratório.

Laboratório de Poéticas Visuais

Responsável: Profa. Dra. Josette Maria Alves de Souza Monzani. Espaço para discussão e prática de roteiro, além de leitura e análise dos processos construtivos das imagens visuais no cinema e vídeo.

O programa conta também com o apoio eventual de outros laboratórios do DAC (Departamento de Artes e Comunicação):

Laboratório de Imagem e Vídeo Digitais (LIVID)

Laboratório instalado numa sala de 30 m². Possui mobiliário, 03 ilhas de edição PC (Inter Core i7-3770, com 8GB RAM e disco rígido de 1TB), 06 computadores desktop PC, 01 Deck Sony DSR 45, 01 monitor de video-assist Sony, 01 televisor 42´, 01 deck HDV JVC e 01 deck HDV Sony. Nele são realizadas algumas atividades de Grupos de Pesquisa, como os do GEMInIS e do CINEMÍDIA.

Laboratório Fotográfico

Encontra-se instalado em um espaço de 36 m², subdividido em sala escura e sala clara. Na sala escura encontram-se uma bancada-estrado com cuba, 10 cubículos de ampliação, 12 ampliadores diretos, sistema de climatização e iluminação vermelha, bem como mobiliário técnico. A sala clara possui armários para reserva de produtos químicos, bancadas de concreto com pias, 01 geladeira e diversas ferramentas e materiais para manuseio (pinças, pregadores, tubos de ensaio, béquers, vasilhames de vidro, bastões de vidro, cubas plásticas, carretéis de aço, banheiras e termômetros).

Laboratório de Externas (LABEX)

Encontra-se instalado em um espaço de 36 m², subdividido em sala escura e sala clara. Na sala escura encontram-se uma bancada-estrado com cuba, 10 cubículos de ampliação, 12 ampliadores diretos, sistema de climatização e iluminação vermelha, bem como mobiliário técnico. A sala clara possui armários para reserva de produtos químicos, bancadas de concreto com pias, 01 geladeira e diversas ferramentas e materiais para manuseio (pinças, pregadores, tubos de ensaio, béquers, vasilhames de vidro, bastões de vidro, cubas plásticas, carretéis de aço, banheiras e termômetros).

Recursos de informática e acesso à internet

A UFSCar possui uma lógica de compartilhamento de espaços e disponibiliza sete Laboratórios de Informática coletivos, que estão localizados em vários pontos do campus de São Carlos e são compartilhados pela graduação e pela pós-graduação de toda a Universidade. Tal política, além de promover a integração entre os discentes de diferentes Programas, visa otimizar o uso do espaço físico no campus como um todo.

Outros espaços

Secretaria (Sala 12 - CECH), equipada e informatizada;

Sala da Coordenação (Sala 14 - CECH), que comporta reuniões de pequenos grupos;

Sala de Aula (Sala 16 - CECH), com capacidade para 28 pessoas sentadas e equipada com recursos audiovisuais (incluindo videoconferência), sendo um espaço utilizado também para Exames de Qualificação e/ou Defesa e pequenos eventos.

O Programa conta, ainda, com um auditório de porte médio, com capacidade para 100 pessoas, denominado Auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), localizado no AT2 (Área Sul) e que tem oferecido importantes condições para debates, seminários e palestras, sendo estas atividades rotineiras no PPGIS.